O deputado estadual Neilton Diógenes apresentou o Projeto de Lei nº 02/2025 para reconhecer o Carnaval de Apodi como Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do Rio Grande do Norte. Com mais de cinco décadas de tradição, a festa cresceu de pequenos blocos familiares na década de 1960 para se tornar uma das maiores celebrações carnavalescas do estado, movimentando milhares de foliões e impulsionando a economia local.
A evolução do carnaval apodiense passou por diferentes fases: dos bailes no clube da ACDA às tradicionais escolas de samba, que desfilavam pela Rua Margarida de Freitas. Nos anos 1990 e 2000, a festa tomou outra proporção com os arrastões na BR-405, embalados por trios elétricos e a tradição do mela-mela.
Diante dessa rica história e do impacto cultural e econômico da festa, o deputado Neilton busca, através do projeto de lei, ampliar ainda mais a visibilidade do evento, tornando-o mais atrativo para além das fronteiras do RN. Com esse reconhecimento, o carnaval poderá pleitear recursos federais e participar de editais de parcerias público-privadas, garantindo um evento mais sustentável financeiramente.
A proposta soma-se a iniciativas já adotadas para fortalecer o carnaval de Apodi. Em 2025, pela primeira vez na história, a gestão municipal garantiu um investimento de R$ 500 mil via o Programa de Renúncia Fiscal Câmara Cascudo. Para os próximos anos, a expectativa é de maior profissionalização da festa, com estrutura ampliada, mais atrações e um impacto ainda maior na geração de emprego e renda para a cidade.
O projeto de lei segue agora para análise na Assembleia Legislativa e, se aprovado, consolidará o Carnaval de Apodi como um dos maiores patrimônios imateriais do estado.
Nenhum comentário
Postar um comentário