Recent News

Prefeito Salomão Gomes celebra termo de cooperação entre UERN e Grupo Art-é-Ria para Felipe Guerra

Na manhã desta quarta-feira, 12 de junho de 2024, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Grupo Art-é-ria Teatro e Dança firmaram um termo de cooperação. O acordo, com duração inicial de três anos, tem como objetivo desenvolver ações conjuntas em ensino, pesquisa e extensão.

A cerimônia de assinatura contou com a presença da Professora Cicília Raquel Maia Leite, Reitora da UERN; do prefeito Salomão Gomes; Ducivan Fernandes Souza, Presidente do Grupo Art-é-Ria; do vice-prefeito Ubiracy Pascoal, acompanhado de secretários e funcionários. Também estavam presentes Fátima Silva, Primeira Dama; Esdras Marchezan, Pró-Reitor de Extensão da UERN; o empresário Neuzo Leite; Gian Mendes, Diretor de Educação a Distância da UERN; e Magno Eliton Valentim, um dos fundadores do grupo.

A parceria envolverá estudantes, técnicos e professores da UERN em atividades do Grupo Art-é-ria, proporcionando formação para a equipe multidisciplinar. A UERN contribuirá inicialmente com o curso de Licenciatura em Música a Distância e o Programa de Formação de Bandas, fortalecendo as atividades musicais no município. A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UERN dará suporte com assessoria e desenvolvimento de projetos.

O prefeito Salomão Gomes destacou a importância da parceria: “Temos grandes profissionais que saíram da UERN, atuando em diversas áreas, especialmente na educação. Este é um momento de grande felicidade, e todos nós nos emocionamos. Quero reafirmar aqui o nosso compromisso enquanto representantes do município. O governo municipal tem uma parceria forte com o Grupo Artéria”.

Ducivan Fernandes Souza compartilhou como surgiu a ideia da parceria: “Meu filho disse que a universidade abre outras portas. Ele foi aluno e monitor do projeto e abriu essas portas. Eu tinha medo de procurar, pois a universidade me parecia algo grandioso demais”, disse, ressaltando o apoio que recebeu para conseguir a parceria.

A Reitora Cicília Raquel Maia Leite destacou: “O que estamos fazendo aqui hoje e nestes 22 anos que antecedem esta parceria é, acima de tudo, oportunizar pessoas. Concordo com tudo o que foi dito e com as histórias compartilhadas até aqui. Agora, como primeiro passo, precisamos dar início a esse projeto e reconhecer o trabalho de pessoas valiosas que compreendem que o caminho mais bonito, eficaz e libertador é o da educação. Não há como não reconhecer que a educação é a chave para a emancipação, e já temos provas concretas disso neste projeto. Seguindo as ideias do Paulo Freire, que afirmava que somente a educação liberta, emancipa e oportuniza. E ninguém tira de nós o que fornecemos a esses indivíduos”.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar