Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, uma reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Felipe Guerra, Fórum das Associações do município, Sintraf, Rede Xique-Xique, CF8 e produtores rurais locais. Na pauta, a implementação do Projeto Algodão Agroecológico Potiguar (PAAP), o qual vem incentivando e comentando a retomada do cultivo de algodão no Rio Grande do Norte.
Criado por decreto em 21 de dezembro de 2021, o PAAP é um iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte através das secretarias Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedraf), Emater e parceiros da sociedade civil.
Em 2023 o Sebrae-RN, além da Embrapa Algodão, também se soma aos parceiros do PAAP, que já conta com o Instituto Casaca de Couro, Diaconia, Central Justa Trama, Acopasa, Rede Xique Xique, Norfil, FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e Secretarias Municipais de Agricultura.
No primeiro ano, o projeto envolveu 254 famílias de agricultores familiares, área plantada de 339,5 hectares (a maior parte no Sertão de Apodi com 120 hectares), produção total de 117 toneladas de algodão e R$ 500 mil comercializado. O objetivo foi resgatar a cultura do algodão com base agroecológica, manejo adequado à proteção do meio ambiente e acesso ao mercado com comercialização justa.
Alexandre Lima, titular da Sedraf, enfatiza que o projeto não é só do Governo do RN, mas também das instituições e de todo o RN. "Ouvimos os setores desde a concepção do projeto que funciona como um grande guarda-chuva de ações para fazer ressurgir a cadeia produtiva do algodão em novas bases, com novo paradigma tecnológico, produtivo e de comercialização para darmos um passo adiante a partir dos princípios da agroecologia. Assim produzimos algodão em consórcio com culturas alimentares como milho, feijão, gergelim, e culturas para ração animal", diz o Secretário.
O PAAP chega ao município de Felipe Guerra com total apoio do Prefeito Salomão Gomes, numa articulação da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Pelo menos 10 pequenos produtores já se cadastraram para participar do projeto no município e as expectativas são de êxito.
Foto: Divulgação
Nenhum comentário
Postar um comentário