Os beneficiados moram nos assentamentos Hipólito e Cordão de Sombra, região leste da cidade.
Já ultrapassa 400 mil o número de títulos de propriedades rurais entregues pelo Governo Bolsonaro entre 2019 e 2022, como parte do programa Titula Brasil, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O número supera os 99 mil emitidos nos dois mandatos de Lula e os 166 mil no governo Dilma, de 2011 a 2016. A meta do atual governo é chegar a 600 mil títulos entregues até o fim deste ano.
No Rio Grande do Norte, uma das mais recentes entregas aconteceu nesta quinta-feira (11/08), nos assentamentos Hipólito e Cordão de Sombra, região leste da cidade de Mossoró.
Maria das Bonecas, como é conhecida Maria Gomes de Brito, da foto acima, recebeu nesta o Título de Domínio (TD) do seu lote no assentamento Hipólito. Ela foi a primeira mulher homologada como beneficiária da reforma agrária no estado, há mais de três décadas.
Juntamente com mais 92 famílias, a agricultora aguardava pelo documento, que transfere a posse do lote em caráter definitivo, há 35 anos. “Para quem tem vontade e coragem para trabalhar, viver em assentamento é muito bom. Aqui criei minha família e hoje me sinto realizada em ser dona na terra depois de tantos anos esperando”, disse.
Para a assentada Rizolene Vitorino, trata-se de um momento histórico. “Estamos aqui desde a época das barracas, infelizmente alguns dos fundadores não puderam ver este dia, inclusive meu pai, era o sonho dele receber o título”, comentou.
Os agricultores residentes no assentamento Cordão de Sombra, criado em 1996 no mesmo município, também foram atendidos com os títulos definitivos. Foram 74 entregues, sendo uma das beneficiadas a assentada Maria Vera Lúcia, que falou da satisfação em ter o papel nas mãos. “Estou orgulhosa, muito feliz, agora posso implementar minha criação de galinhas. Tenho uma enorme gratidão a Deus e ao Incra”, afirmou.
Ao todo foram entregues 167 Títulos de Domínio em Mossoró (RN). Além de passar a ser o proprietário da terra, o beneficiário poderá ter acesso a créditos e políticas de incentivo à produção no campo.
Fonte: Rede News 360
Nenhum comentário
Postar um comentário