Novo decreto deverá estipular multas e determinar cassação de alvarás em casos de descumprimento.
O Comitê Gestor da Covid-19 em Felipe Guerra se reuniu virtualmente na noite desta quinta-feira (06) para discutir a atual situação da crise sanitária causada pela pandemia do novo Coronavírus no município. Diante da iminência de uma terceira onda de contágio neste mês de maio, o objetivo foi discutir e sugerir novas medidas restritivas ao Governo Municipal.
O Prefeito Salomão Gomes, o Vice-Prefeito Ubiracy Pascoal e a Secretária de Saúde Jackeline Gurgel participaram da reunião e acataram as sugestões do Comitê. Na manhã de hoje, autoridades municipais, entre elas o Prefeito Salomão Gomes, voltaram a se reunir para fazerem os últimos ajustes em um novo Decreto Executivo que deve ser publicado nas próximas horas.
As principais medidas que devem ser publicadas são:
* Proibição total de venda de bebidas alcoólicas;
* Proibição de venda de comidas para consumo no local;
* Toque de recolher das 20h às 06h de segunda a sábado e em tempo integral aos domingos e feriados;
* Fechamento de não essenciais aos domingos e feriados;
* Fechamento total das casas e bancas de jogos;
* Testagem em massa;
* Penalidades (multas e cassação de alvarás);
* Intensificação da fiscalização com aumento do ostensivo policial.
Situação crítica
De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, às 18:40 desta quinta-feira (06), o município de Felipe Guerra tinha 899 casos confirmados, 72 pessoas em tratamento com 3 transferidos para hospitais regionais e outras 48 pessoas suspeitas em isolamento para realização de teste. O município já registrou 16 óbitos pela covid-19.
Terceira onda
De acordo com um importante monitoramento voluntário que vem sendo realizado pelo Professor Wellysson de Souza, o último boletim trouxe os seguintes detalhes a serem considerados, pois indicam iminência de um terceiro pico da onda de contágio no município:
* O número de suspeitos foi de 28 novos suspeitos;
* O número de novos casos confirmados foi de 23, ou seja, aumento de aproximadamente 70%;
* A média móvel subiu 2,3 pontos, equivalente a 50% de aumento na média móvel de 10 dias;
* A incidência ontem era de 5,8 por 1000 habitantes, subiu para 9,8 por 1000 habitantes, ou seja, a cada 1000 pessoas aproximadamente 10 estão infectadas;
*Projeção de casos para 31/05 é de 228 casos confirmados.
Nenhum comentário
Postar um comentário