Representantes do Comitê Gestor Municipal (CGM) do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) do Banco do Nordeste (BNB), em Felipe Guerra/RN, estiveram reunidos de forma online, nesta terça-feira (13), com o Agente de Desenvolvimento do BNB, João Cavalcante Feitosa, para tratar de assuntos relacionados aos produtores rurais que tenham financiamentos através do BNB.
Na pauta principal, foi discutida a pontualidade da Lei 13.340, a qual deu direito aos produtores rurais prorrogarem seus débitos. O BNB alerta que tais produtores possuem bônus de adimplência altamente significativos e, em caso de perda, isto dificultaria a situação dos produtores.
Por essa razão e buscando uma melhor estratégia para os agricultores beneficiários da citada lei, o Comitê Gestor Municipal do PRODETER em Felipe Guerra, juntamente com o BNB, firmaram parcerias para evitar filas, aglomerações e com antecedência permitir que os beneficiários possam quitar suas parcelas dos financiamentos com os devidos bônus, inclusive no próprio município de Felipe Guerra, e com isso abrir novas margens de financiamentos para os produtores rurais, o que consequentemente possibilitará injeção de novos recursos na economia local.
Para isso, o BNB vai providenciar e enviar para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal de Agricultura e para o Fórum de Desenvolvimento Integrado de Felipe Guerra, a relação dos clientes beneficiários e os boletos dos mesmos.
A expectativa é que a partir da segunda quinzena de maio do corrente ano esta sistemática seja implementada em Felipe Guerra.
Participaram da reunião, representando o Governo Municipal de Felipe Guerra, o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Município, Sr. Antônio de Souza, bem como representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e do Fórum de Desenvolvimento Integrado de Felipe Guerra.
A próxima reunião do PRODETER com o CGM para tratar deste e de outros assuntos já foi agendada para o próximo dia 20, às 19h30, também de forma online.
Nenhum comentário
Postar um comentário