O município de Caraúbas vem buscando cumprir rigorosamente a lei 11.326/2006, mais conhecida como a lei de agricultura familiar, lei essa que estabelece diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais em todo país, o que foi uma grande conquista para todos agricultores.
Recentemente o sistema de compra direta da merenda escolar passou por mudanças com relação a sua execução que entes competia ao MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário e agora é o MDS - Ministério do Desenvolvimento Social. E permanecesse sendo executado pela EMATER. Houve mudanças burocráticas apenas sempre na busca por uma execução mais eficaz.
Existem termos de adesão entre a EMATER e MDS que está assinado até 2017, onde tem recursos pra serem aplicados na margem 8 MILHÕES E 600 MIL REAIS para o Estado. Para Caraúbas onde serão apenas 3 meses esses recursos ficam limitados a 55 mil reais, devido ao número de meses(3). A perspectiva é que para 2015 se trabalhe o ano todo elevando consideravelmente esse recurso.
Trata-se de uma parceria MDE, Emater e Prefeitura der Caraúbas que entra com uma contrapartida em oferecer profissionais nutrição medicina veterinária e estrutura. Através do PENAI a Emater elabora os projetos e o programa nacional de alimentação escolar também é desenvolvido pela. Como determina a lei 30 % da alimentação escolar tem que ser originária da agricultura familiar onde o município vem cumprindo rigorosamente essa meta. Aproximadamente 40 agricultores estão sendo beneficiados mais a previsão é que para o próximo ano esse numero cresça já que será trabalhado o ano inteiro.
Em termos gerais, aproximadamente 3 mil pessoas, entre jovens e crianças, são beneficiados com esse programa. Segundo o engenheiro agrónomo Saulo Samuel, na agricultura familiar é buscada e executada a maneira agroecológica que é a mais saudável de produção, evitando uso excessivo de agrotóxicos oque prejudicaria o alimento.
Nenhum comentário
Postar um comentário