O candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD), participou na noite desta terça-feira do Debate sobre Cultura, promovido pelo Fórum Potiguar de Cultura. Na ocasião, ele se comprometeu em, quando eleito, destinar 1% do orçamento geral para a cultura, aumentando gradativamente até chegar aos 1,5% previsto pela Proposta de Emenda Constitucional 150. A deputada federal Fátima Bezerra (PT), candidata ao Senado na coligação de Robinson, é co-autora da PEC que prevê a dotação orçamentária para cultura, sendo 1,5% do orçamento dos estados para o setor, mas que ainda nem sequer foi votada. O orçamento para a cultura já chegou a cerca de R$ 22 milhões, mas este ano, por exemplo, estão previstos apenas R$ 4 milhões.
"Deixo aqui meu compromisso de destinar esse recurso para a cultura. Ouvimos com muita alegria as propostas. Participar de um debate como esse não é o candidato chegar aqui como senhor do assunto e achar que, com isso, estará cumprindo seu papel. É muito mais do que isso. É ouvir as propostas e ter a oportunidade de inserir em sua meta de trabalho as propostas para governar em sintonia com a cultura. E não ouvi aqui nada difícil de ser aplicado", ressaltou Robinson Faria.
Durante o debate, quatro representantes de segmentos culturais apresentaram carta de compromisso aos candidatos. Estavam representadas as redes de teatro, audiovisual, artes visuais e música. Basicamente, todos pediram empenho dos candidatos com a promoção e investimento na cultura. Robinson Faria se comprometeu também em preencher os cargos da Fundação José Augusto com quadros eminentemente técnicos e sem interferência política.
O debate da cultura foi realizado no IFRN da Cidade Alta e teve a mediação de um dos coordenadores do Fórum Potiguar de Cultura, Henrique Fontes.
Nenhum comentário
Postar um comentário