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Caern negocia dívidas com descontos para evitar ligações clandestinas e desperdícios

A água é um bem essencial para a manutenção da rotina diária. Para evitar transtornos aos usuários que estão inadimplentes com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que tem como principal consequência o corte do serviço, é possível negociar os atrasados em condições especiais. A Resolução nº 01/2014–D prorroga os efeitos da Resolução 07/2012-D: negociar as dívidas com descontos de até 50% nas multas e dispensa de juros para os pagamentos à vista, ou optar por parcelamento.

Ela está em vigência até 31 de dezembro próximo, incidindo nos débitos de antes de março de 2013, com condições especiais. Esta política de negociação busca combater a inadimplência no Estado e conscientizar os usuários de que precisam pagar pelos serviços de forma justa, evitando o corte do serviço, o consumo clandestino e o desperdício de água.

A Caern tem intensificado a fiscalização para detectar as infrações e o consumo clandestino. Constatada a infração do tipo furto de água, a equipe registra multa e poderá até suprimir o ramal de água. Em alguns casos considerados graves, como a reincidência, é feito um Boletim de Ocorrência para abrir um processo criminal.

PARCELAMENTO E DESCONTOS

O cliente inadimplente poderá ter, dependendo do caso, a redução ou dispensa de juros e multas por atraso. Estatísticas da Caern mostram que uma média de 17% dos clientes possui algum débito com a empresa, tendo o fornecimento de água cortado ou suprimido, por falta de pagamento, o que corresponde a 136 mil cadastrados.

Para opção por parcelamento, a empresa oferece até 36 parcelas, com a entrada mínima de 20% do valor da dívida e parcelas com valor mínimo da tarifa média cobrada nas contas mensais.   Os interessados devem procurar o guichê da Caern nas Centrais do Cidadão ou o escritório de sua região (o endereço consta na fatura do mês).

ESCRITÓRIO

Os escritórios da Caern funcionam de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Se optar por uma Central do Cidadão, poderá fazê-lo de terça a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados, das 9 às 17h.
 
 
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