Recent News

"ARTIGO" Copa do Mundo, Eleições e Cidadania

Estamos em época de campanha eleitoral. A maioria da população nem sequer sabe as atribuições de cada candidato e os benefícios que eles podem trazer para sua cidade. Infelizmente o Brasil é um dos países com maior índice de corrupção. Culpa dos políticos? Ou da sociedade, que parece não lutar pelos seus direitos? Não vejo ser cobrada do Poder Legislativo, nem do Executivo, a efetivação do que foi prometido em época de campanha política. Diante deste cenário, devemos primeiramente rever alguns de nossos conceitos. Para você, o que é ser cidadão? Exercer a cidadania é dever de todos que querem um futuro melhor. 

E isso começa através da educação. Em um país como o Brasil, que nesse exato momento está em contagem regressiva para as festividades da Copa do Mundo, contando o tempo para concluir as obras já inicializadas, será que esse evento gigantesco irá ser bem-sucedido apenas pelo crescimento das arquiteturas urbanas? E as pessoas? A educação? Devemos refletir sobre estes assuntos. Precisamos escolher candidatos que se adequem ao que queremos de melhor para o futuro, construir em nós mesmos aquilo que buscamos para a nossa cidade: honestidade, ética, compromisso com o próximo e, principalmente, responsabilidade. Ser responsável não é apenas cumprir uma tarefa ou função com êxito, é também colaborar para o bem comum. 

No dia 07 de outubro depositaremos nas urnas uma esperança que pode ser o começo de um novo tempo. Nossos representantes terão nas mãos o poder de transformar a história do Brasil! Nosso país estruturalmente está repleto de mudanças, mas as pessoas precisam seguir essa transformação. Vamos repensar nossos valores, nossas convicções. 

Outro dia, acompanhei pelos telejornais uma torcida organizada que, onde passava, quebrava o que via pela frente, inclusive não poupou nem o carro da equipe de TV que cobria o acontecimento. 

Isso me fez pensar e escrever esse texto. Um País que já é classificado como a sexta maior economia do mundo, que em 2014 ultrapassará a França e, em 2020, a Alemanha, chegando em breve à quinta posição, ocupa o 74o lugar em seu Índice de Desenvolvimento Humano. Temos que constatar que existe algo de errado. Construir uma sociedade é erguer, além de infraestruturas desenvolvidas, valores morais e éticas coletivas na mesma proporção. 

* Com Pesquisas tendo como fonte o Jornal On Line o ESTADO ( Fortaleza Ceará)

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar