Caraúbas - O programa de controle à dengue, conforme proposto pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e adotado no município de Caraúbas se baseia na luta contra o vetor que teoricamente é o elo mais frágil da cadeia de transmissão da dengue.
Neste contexto a Secretaria Municipal de Saúde executando as atividades previstas no calendário de ações em saúde 2011 e destacando a importância de combatermos a dengue, lança por meio do edital 001/2011 o concurso “TODOS CONTRA A DENGUE” que irá premiar as experiências mais exitosas sobre a temática do mal.
A Escola Estadual Atonio Carlos, uma das maiores do município, resolveu abraçar esse desafio e disseminar esta campanha por toda a cidade, com o objetivo de despertar a comunidade para o risco que correm as que não aderem coletivamente na luta contra o mosquito AEDYS EGIPTES, causador da dengue.
Durante o período de 15 dias os que fazem a Escola Estadual Antonio Carlos se mobilizaram na campanha de Prevenção e Combate a Dengue, utilizando toda sua força de trabalho no desenvolvimento de atividades voltadas para o esclarecimento de como ocorre e se prolifera esse mosquito,os cuidados que devem ser tomados para não contrair o mal e como tratá-lo .
Para realizarem o mutirão ficou definida uma “área de monitoramento” localizada no Alto São Severino,por ser este o bairro com maior índice de incidência da doença,segundo pesquisa realizada com agentes de endemias; buscando eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti nesta área monitorada. Para tanto, as etapas dessa ação da Escola Estadual Antonio Carlos envolvendo os Agentes Mirins.
Jornalista Chico Costa
Nenhum comentário
Postar um comentário