Com a proposta de divulgar o potencial da Universidade Federal Rural do Semi-Árido para os jovens da região, o reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, visitou no último sábado, 26, o município de Felipe Guerra, localizado entre Apodi e Caraúbas. Na oportunidade, participou de entrevista na rádio FM Liberdade , no programa do radialista Joel Canela. O reitor se comprometeu em voltar ao município para uma palestra com os estudantes secundaristas sobre a expansão e a importância da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Em Felipe Guerra, o professor conheceu o Projeto Abelhar – Educação, Arte e Cidadania, de inclusão social financiado pela Petrobras e pela Prefeitura. Funcionando há quatro anos, o Projeto Abelhar é coordenado pelo educador social, Dulcivan Fernandes, tendo como proposta o combate as drogas, a vulnerabilidade social, a evasão e a repetência escolar. O projeto atende crianças e adolescentes com idade entre 10 e 16 anos.
Outra conquista do Projeto Abelhar é a criação da Banda Forró Ferruado, formada por 15 músicos, ex-integrantes que deixaram o projeto ao completar 18 anos. A Banda Forró Ferruado tem agenda lotada para o carnaval onde vai tocar profissionalmente em Felipe Guerra, Nova Jaguaribara (CE) e em Tabuleiro Grande (RN).
Na comunidade de Santana, em Caraúbas, o reitor Josivan Barbosa visitou as ruínas da casa por onde passou o bando do cangaceiro Lampião, no ano de 1927. Em total estado de abandono, o imóvel centenário se encontrar preste a desabar levando consigo marcas históricas do semiárido norte-rio-grandense.
Assessoria do Reitor Josivan Barbosa
Nenhum comentário
Postar um comentário