Recent News

REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE TRARÁ MELHORIAS PARA FUNCIONAMENTO DO SETOR.

No I Fórum Estadual de Compromissos da Saúde na Agenda da Cidadania, que aconteceu nesta terça-feira (1º), os assuntos destacados para a atual gestão foram a municipalização da saúde básica; investimento em prevenção e acompanhamento materno-infantil; e a regionalização das ações de saúde. O encontro teve como objetivo apresentar aos profissionais e técnicos da área o Plano de Governo da atual gestão, principalmente em relação à Política Estadual de Saúde.
 No tocante à regionalização da saúde, Domício Arruda destacou a necessidade de se interiorizar as assistências de urgência e emergência. “Em Mossoró agora contamos com seis ortopedistas e já  começamos também a realizar cirurgias eletivas e queremos fazer do Hospital Regional do Seridó um pólo de assistência ortopédica”, comunicou ele.

A situação apresentada pelo secretário prevê novos planos, principalmente na estruturação da rede regional. Ele enfatizou o trabalho realizado pela coordenadora regional da SESAP, Dorinha Bulamarqui, que tem feito visitas técnicas em todos os hospitais. 
A governadora Rosalba Ciarlini explicou que algumas ações são prioritárias, como a aquisição de um acelerador linear para a Liga Norteriograndense contra o Câncer. A governadora declarou que a meta é conseguir um acelerador linear também para Mossoró, para que as demandas do interior possam ser atendidas mais perto.
 
NOVA GESTÃO

O novo modelo de gestão de eficiência administrativa e modernização  irá monitorar os avanços na saúde de cada município de acordo com os índices apresentados. A intenção é premiar as cidades que tenham os melhores índices. “Queremos que as cidades mais saudáveis sejam reconhecidas e queremos também estender a mão para aquelas que apresentem dificuldades”, explicou Rosalba. 

Para a governadora, esse tipo de gestão vai ajudar a formar um retrato das dificuldades e acertos da saúde nas diferentes regiões do Rio Grande do Norte, além de ajudar no combate a determinadas doenças e endemias. 
 
Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar