APODI – O trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypt, responsável pela temida Dengue, realizados pelos profissionais de saúde do Núcleo de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Apodi, no Médio Oeste potiguar, vem surtindo efeitos positivo e mantendo a cidade com um dos menores índices de dengue em todo o território potiguar.
Além do trabalho de peixamento nos reservatórios do município. A Prefeitura do Apodi através de um trabalho de Mobilização Social, que envolve toda esfera administrativa tem antecipado ações de prevenção à doença com atividades de educação em saúde em vários setores da cidade e pede para a população em geral as medidas de prevenção. Dentre as ações realizadas estão às visitas as casas, distribuição de boinas para potes, afixação de cartazes, recolhimento de pneus, palestras e monitoramento de apoio de criação de piabas.
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito aedes aegypti infectado. No Brasil, as condições climáticas favorecem a circulação do mosquito, fazendo com que todos os anos milhares de pessoas peguem dengue. É uma doença seria que pode matar, mais também pode ser evitada se atitudes efetivas forem tomadas. Basta à população agir.
A Prefeitura do Apodi vem alertando a população para que cuide da sua casa, fale com seu vizinho, converse com a prefeitura, se você perceber o foco do mosquito informe ao órgão responsável do seu município. Os sintomas da dengue são: febre alta com dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas, se apresentar dois ou mais desses sintomas, procure uma unidade de saúde e não tome remédios sem orientação médica.
Marcio Morais
Nenhum comentário
Postar um comentário