Para trabalhar nas ações voltadas para regularização fundiária do estado, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu na manhã desta quinta-feira, 17, o Diretor Nacional de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adhemar Lopes de Almeida.
O Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária viabiliza aos agricultores familiares a permanência na terra, por meio da segurança jurídica da posse do imóvel, e permite o conhecimento da situação fundiária.
De acordo com Adhemar, as ações desenvolvidas no Rio Grande do Norte serão muito importantes para o planejamento e implantação de políticas públicas, como o crédito rural e a assistência técnica. “Com esse mapa fundiário, nós poderemos saber quais são as dimensões das terras, quem são os proprietários e até o que está sendo produzido”, disse o diretor.
Adhemar de Almeida destacou que há muitos projetos desenvolvidos pelo Ministério para o Rio Grande do Norte. “Os projetos são articulados com as condições ambientais de cada região. Temos muito tecnologia voltada para o semi-árido”, disse.
O diretor também salientou a importância de incrementar o projeto Arca da Leitura, que promove o acesso à leitura por meio da implantação de bibliotecas nas comunidades rurais. “Inclusive aqui no Rio Grande do Norte as arcas são produzidas pelos apenados da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio”, disse Adhemar.
Em breve discurso, a governadora pediu união de agricultores, bancos, associações e órgãos do governo para o desenvolvimento do setor agrário do Rio Grande do Norte. “Temos que sair da mesmice, do estigma do agricultor pobrezinho que espera a chuva cair para poder plantar feijão, temos que aprender a conviver com a seca”, disse Rosalba sobre novas tecnologias de agricultura para o semiárido.
Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação
Direto para o Blog Santana Noticia
Nenhum comentário
Postar um comentário