Uma comissão de representantes de federações estaduais de municípios e da Confederação Nacional dos Municípios, liderada pelo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte e vice-presidente da CNM, prefeito Benes Leocádio, se reuniu hoje pela manhã, no Palácio do Planalto, com o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.
O encontro deu continuidade às negociações iniciadas em Natal, no final de outubro, para que o governo federal faça um novo aporte de recursos para compensar os municípios pelas perdas no Fundo de Participação (FPM). Do encontro, articulado pelo deputado Henrique Alves, participaram, além do líder do PMDB na Câmara, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS).
A comissão liderada pelo prefeito Benes Leocádio, que representou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, se reuniu com Padilha no quarto andar do Palácio do Planalto. Ficou acertada a entrega, pela CNM, de um documento com a proposta de apoio financeiro aos municípios, semelhante ao concedido em três parcelas no segundo semestre de 2009.
Um projeto de lei encaminhado este ano pelo Governo Lula propõe a reposição de novas perdas do FPM, mas não atende aos anseios dos prefeitos, uma vez que se refere à variação entre 2009 e 2010. Os prefeitos querem que a compensação leve em conta o FPM de 2008, em cujo final de ano começou a crise que levou à queda dos repasses do FPM.
“Os prefeitos do Rio Grande do Norte estão de parabéns pela mobilização e a bancada federal pelo apoio à causa dos municípios. Continuaremos empenhados em buscar uma solução e tenho certeza de que abrimos um importante canal de negociação com o Governo Federal”, destacou o presidente da FEMURN.
Jornalista Chico Costa
Nenhum comentário
Postar um comentário