Recent News

ROSALBA PROPÕE FUNDO ESPECÍFICO PARA A UERN.

A candidata da coligação A Força da União, Rosalba Ciarlini, defendeu a criação de um Fundo Específico para garantir a autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, baseado na arrecadação de impostos do Estado. Foi durante o debate entre os candidatos ao governo promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição, nesta sexta-feira. Para Rosalba, com a aplicação de 90% do orçamento que é de R$ 140 milhões, somente para pessoal e encargos sociais, resta pouco para investimentos e custeio das atividades acadêmicas. Esse Fundo Específico, conforme a candidata, seria controlado pela administração, conselhos universitários e órgãos fiscalizadores competentes. Rosalba disse que vai lutar para que a União assuma a responsabilidade de participar do financiamento da UERN. " Com o fim da Desvinculação das Receitas da União (DRU) para a educação, que também foi uma luta minha no Senado, a União terá recursos adicionais obrigatórios da ordem de R$ 11 bilhões", argumentou, dizendo que esses recursos também devem atender as necessidades do ensino superior das universidades públicas estaduais.

Com relação à expansão da UERN, a candidata disse entender que a Universidade deve dar prioridade para a criação de novos cursos na área tecnológica, em sintonia com as vocações regionais. Isso seria importante para estimular o desenolvimento mais equilibrado do Estado.
Também deve priorizar os cursos de Pós-graduação nos três níveis: especialização, mestrado e doutorado e desenvolver programas de apoio à pesquisa, principalmente aquelas voltadas para dar soluções aos problemas da sociedade. "A expansão deve ser planejada", observou, concordando com os estudantes de que o transporte para acesso à Universidade, deve ser visto como um problema a ser solucionado através da parceria UERN, Estado e Prefeituras. "Assim como existe transporte escolar, por que não existir transporte universitário?, questionou. Rosalba considera, ainda, que a construção de residências universitárias, deve receber atenção do governo do Estado, bem como o apoio à pesquisa para que a Universidade promova o saber novo. Rosalba antecipou que sua agenda de governo contempla a criação de uma bolsa-estágio para os universitários.

O presidente do DCE, Nestor Duarte, avaliou que o anúncio das propostas de governo feito por Rosalba, abre "perspectiva de autonomia de gestão" para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Protesto contra falta de segurança marca debate na UERN.

Durante o debate entre os candidatos ao governo, familiares e amigos do técnico em informática, Marcos Maciel Alves, de 23 anos, irmão do jornalista Cézar Alves, ocuparam as arquibancadas do ginásio da instituição, num protesto silencioso. Portando cartazes, eles cobraram resposta do governo do Estado sobre as investigações do caso que já dura 10 dias. " Quero ser governadora para evitar situações como essa", disse Rosalba ao abrir sua exposição, cobrando pressa do governo nesse caso e mais segurança para a população. Para a tia do rapaz desaparecido, Valniza Marques, o governo está tratando o problema que aflige a família, com descaso. " Não está havendo investigação", reagiu indignada diante da afirmação do governador Iberê Ferreira de que as investigações estão sendo feitas de forma sigiliosa.

Informações:Aglair Abreu

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar