Recent News

Presidente Lula sanciona ZPE do Sertão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no início da tarde desta quarta-feira, 09, a Zona de Processo Exportação do Assu, a ZPE do Sertão. O presidente da República que está em Natal, veio para inaugurar uma Unidade de Pronto Atendimento na Zona Norte e assinar vários convênios.

O projeto de criação da ZPE do Sertão é de autoria da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) e a idéia foi do ex-prefeito Ronaldo Soares, que deu os primeiros passos para a criação da zona de processamento.


Depois que tomou posse em 2009 o prefeito eleito do município do Assu, o bioquímico Ivan Júnior (PP), abraçou a idéia e lutou pela criação da ZPE do Sertão em várias frentes, inclusive providenciando a desapropriação de uma grande área para abrigar o empreendimento.


Desenvolvimento


“Eu tinha convicção que o presidente Lula iria sancionar a ZPE do Sertão”, comemorou o prefeito Ivan Júnior. “Ela será fundamental para o desenvolvimento de nossa região e de todo o Estado, porque irá criar muitas oportunidades de desenvolvimento e também empregos para nossos jovens”, enfatizou.

De acordo com o prefeito, o próximo passo será a abertura de uma licitação para contratar uma empresa especializada para administrar a ZPE do Sertão. “A licitação será aberta para todo o mundo”, concluiu Ivan Júnior.


O que é uma ZPE?


A informação é da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação: “ZPEs são distritos industriais incentivados, onde as empresas neles localizadas operam com redução/suspensão de impostos e contribuições federais e liberdade cambial (podem manter no exterior 100% das divisas obtidas nas exportações), com a condição de destinarem pelo menos 80% de sua produção de bens e serviços ao mercado externo. A parcela vendida no mercado interno paga integralmente os impostos e contribuições incidentes nessa operação, bem como os impostos suspensos por ocasião da importação e da aquisição de insumos no mercado interno”. (LS).

Eco Imprensa
Leonardo Sodré

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar